domingo, 7 de agosto de 2011

1ª Aula - Gestão de Projeto

Embora não percebamos, estamos o tempo todo planejando. Planejar faz parte da existência humana, qualquer um planeja.

Estamos o tempo todo avaliando risco, e avaliar riscos significa avaliar os riscos e as chances. Apesar de o nome avaliar riscos é também avaliar as chances. Estamos o tempo todo avaliando diversos fatores em nossas tomadas de decisão, na paquera avaliamos o contexto, as pessoas que estão próximas a nossa “vitima”. Depois e em geral tentamos um gesto que sirva para sondar a nossas chances. Se tudo der certo tentamos uma abordagem direta.
Veja que isto esta no nosso DNA, somos seres planejadores, quando deixamos de planejar o fazemos por puro livre arbítrio, ou na pior das hipóteses por pura imaturidade, desconhecimento ou limitações.

Dicas para uma boa gestão
Planejar - Deve ser detalhado para que o objetivo possa ser atingido, cada detalhe passa a ser um objetivo.
Organizar - O processo de organização tem a função estabelecer relacionamentos eficazes entre os colaboradores, o local de trabalho, os objetivos do projeto.
Dirigir - É a arte de unir esforços individuais em um esforço conjunto. Cada colaborador contribui com algo diferente, mas todos devem contribuir para um objetivo comum.
Controlar - É o processo de mensurar o desempenho para verificar se ele corresponde aos padrões previamente estabelecidos com base nos objetivos.