domingo, 28 de agosto de 2011

Abertura de um "novo" negócio


Na aula do dia 22/08, fizemos um trabalho em sala de aula com grupo de três pessoas, a fim de conversarmos sobre abrir um novo negócio.  Escolhemos a criação da uma empresa de produtos de informática com ênfase na comercialização e suporte técnico.
Nesse empreendimento a empresa comercializa produtos de informática, além de comprar partes e peças, montar e vender os computadores. A oficina e a loja devem contar com bons profissionais e oferecer garantia e assistência técnica para os computadores montados e vendidos. O empreendedor deverá ter pelo menos um conhecimento mínimo deste tipo de mercado.

Para isso temos algumas perguntas chaves:
0 – Como obter ganhos financeiros (curto / médio / longo prazo)? Risco do negócio.
1 – Existe demanda? É necessário quantificar o tamanho da demanda.
2 – Qual o tamanho presente e futuro da demanda? Quanto - Cenário Prospectivo.
3 – Quais os principais atributos do publico alvo? Segmentação - Tipo de Classe Social.
4 – Quais as localizações do publico alvo?  Alcance da solução.
5 – Qual a  cadeia produtiva?  Que fornecedores eu tenho que ter.
6 – Qual a cadeia de valor? Se estou perto de locais que valorizam o meu negócio,Shopping, restaurantes...
7 – Qual o diferencial? Não ser apenas mais uma empresa no mercado, sempre algo mais que chame a atenção do cliente.

sábado, 20 de agosto de 2011

3ª aula


·         O que são projetos?
o   São inúmeros os empreendimentos nos quais a ideia de projetos esta locada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades humanas. A palavra projeto tem sido muito utilizada nas empresas, nas organizações, nas escolas, e até em casa é comum se falar em projeto.
·         Projeto é a atividade organizada que tem por objetivo resolver um problema ou buscar uma melhor solução para uma determinada situação.
·         O contexto sobre o gerenciamento de Projetos (PMO – Project Maganament Office)
o   Subprojeto – Cada subprojeto é um Projeto em si
o   Projeto – Escavação, Construção, Decoração, Disposição de Loja, Ar-condicionado.
o   Programa A – Construção de um Shopping Center (coleção de Projetos)
o   Portfólio X - Gerenciamento de Programas e Projetos Associados, Residência, edifício, shopping entre outros.
o   Planejamento Estratégico – Coleção de Programa e Projetos Associados que satisfazem aos objetivos de negócio.

domingo, 14 de agosto de 2011

Projeto e suas fases

Projeto
São inúmeros os empreendimentos nos quais a ideia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades humanas.
Mas na verdade o que seria um Projeto?
  •          Projeto é empreendimento com investimento.
  •          Projeto é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita.
  •          Projeto é esboço ou proposta.

Projeto nada mais é que uma atividade organizada que tem por objetivo resolver um problema ou buscar uma melhor solução para uma determinada situação.

As Fases da Gestão de Projetos
Os projetos se desenvolvem basicamente em quatro momentos, os quais interagem duranto todo o andamento do trabalho. São eles:
  1.      Planejamento de Atividades
  2.      Alocação de Recursos
  3.       Programação ou cronogramas
  4.       Organização


O importante é o projeto gerar resultados e não seguir um plano estabelecido. Veja algumas aplicações descritos abaixo para os momentos de um projeto.

·         Conhecimento da Realidade
o   Analise da situação
o   Diagnóstico e prognóstico dos indicadores da situação
o   Variáveis de influência
·         Decisão
o   Diferentes alternativas para enfrentar a situação
o   Os recursos necessários e disponíveis à realização da estratégia escolhida.
Neste momento é, importante estabelecer objetivos, metas e prazos, a partir do desdobramento de necessidades.
·     ·         Ação
o   Função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos.
o   O projeto esta conforme o cronograma?
o   O consumo de recursos esta conforme o previsto?

·         Critica
o   A avaliação deve servir, antes de tudo, para se obter conhecimento.
Durante a realização das atividades programadas, nada impede que os objetivos sejam adequados à realidade ou que as atividades sejam reprogramadas.

domingo, 7 de agosto de 2011

1ª Aula - Gestão de Projeto

Embora não percebamos, estamos o tempo todo planejando. Planejar faz parte da existência humana, qualquer um planeja.

Estamos o tempo todo avaliando risco, e avaliar riscos significa avaliar os riscos e as chances. Apesar de o nome avaliar riscos é também avaliar as chances. Estamos o tempo todo avaliando diversos fatores em nossas tomadas de decisão, na paquera avaliamos o contexto, as pessoas que estão próximas a nossa “vitima”. Depois e em geral tentamos um gesto que sirva para sondar a nossas chances. Se tudo der certo tentamos uma abordagem direta.
Veja que isto esta no nosso DNA, somos seres planejadores, quando deixamos de planejar o fazemos por puro livre arbítrio, ou na pior das hipóteses por pura imaturidade, desconhecimento ou limitações.

Dicas para uma boa gestão
Planejar - Deve ser detalhado para que o objetivo possa ser atingido, cada detalhe passa a ser um objetivo.
Organizar - O processo de organização tem a função estabelecer relacionamentos eficazes entre os colaboradores, o local de trabalho, os objetivos do projeto.
Dirigir - É a arte de unir esforços individuais em um esforço conjunto. Cada colaborador contribui com algo diferente, mas todos devem contribuir para um objetivo comum.
Controlar - É o processo de mensurar o desempenho para verificar se ele corresponde aos padrões previamente estabelecidos com base nos objetivos.