segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terceira aula - 2º Bimestre - 24/10/11

A aula de hoje dia 24/10, o professor abordou os seguintes temas abaixo:

-Regras (Normas Internas)
-Cultura Organizacional
-Infra Estrutura
-RH
-Condições de Mercado
-Tolerância a Riscos
-Registro Documentais
-Canais de Comunicação
-Sistema Politico

1.         Descreva:

A.         Os processos planejamento envolvidos na área de conhecimento tempo com suas entradas e saídas.

=> DEFINIR AS ATIVIDADES

Entradas
1. Linha de base do escopo
2. Fatores ambientais da empresa
3. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Decomposição
2. Planejamento em ondas sucessivas
3. Modelos
4. Opinião especializada

Saídas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Lista dos marcos

=> SEQUENCIAR AS ATIVIDADES

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Lista dos marcos
4. Declaração do escopo do projeto
5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Método do diagrama de precedência (MDP)
2. Determinação de dependência
3. Aplicação de antecipações e esperas
4. Modelos de diagrama de rede de cronograma

Saídas
1. Diagramas de rede do cronograma do projeto
2. Atualizações dos documentos do projeto


=> ESTIMAR OS RECURSOS DAS ATIVIDADES

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Calendários dos recursos
4. Fatores ambientais da empresa
5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Opinião especializada
2. Análise de alternativas
3. Dados publicados para auxílio a estimativas
4. Estimativa “bottom-up”
5. Software de gerenciamento de projetos

Saídas
1. Requisitos de recursos das atividades
2. Estrutura analítica dos recursos
3. Atualizações dos documentos do projeto


=> ESTIMAR AS DURAÇÕES DAS ATIVIDADES

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Requisitos de recursos das atividades
4. Calendários dos recursos
5. Declaração do escopo do projeto
6. Fatores ambientais da empresa
7. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Opinião especializada
2. Estimativa análoga
3. Estimativa paramétrica
4. Estimativas de três pontos
5. Análise de reservas

Saídas
1. Estimativas de duração das atividades
2. Atualizações dos documentos do projeto

=>DESENVOLVER O CRONOGRAMA

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Diagrama de rede do cronograma do projeto
4. Requisitos de recursos das atividades
5. Calendários dos recursos
6. Estimativas de duração das atividades
7. Declaração do escopo do projeto
8. Fatores ambientais da empresa
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Análise de rede do cronograma
2. Método do caminho crítico
3. Método da corrente crítica
4. Nivelamento de recursos
5. Análise de cenário E-se
6. Aplicação de antecipações e esperas
7. Compressão de cronograma
8. Ferramenta de elaboração de cronograma

Saídas
1. Cronograma do projeto
2. Linha de base do cronograma
3. Dados do cronograma
4. Atualizações dos documentos do projeto


=> DESENVOLVER O CRONOGRAMA

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Diagrama de rede do cronograma do projeto
4. Requisitos de recursos das atividades
5. Calendários dos recursos
6. Estimativas de duração das atividades
7. Declaração do escopo do projeto
8. Fatores ambientais da empresa
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Análise de rede do cronograma
2. Método do caminho crítico
3. Método da corrente crítica
4. Nivelamento de recursos
5. Análise de cenário E-se
6. Aplicação de antecipações e esperas
7. Compressão de cronograma
8. Ferramenta de elaboração de cronograma

Saídas
1. Cronograma do projeto
2. Linha de base do cronograma
3. Dados do cronograma
4. Atualizações dos documentos do projeto

B.         Identifique em que processos (da letra A) aparece à entrada fatores ambientais.

-6.1, 6.2, 6.3, 6.4 E 6.5

Definir as atividades, Estimar os recursos das atividade, Desenvolver o cronograma, Sequenciar as atividade, Estimar as durações das atividade.

C.         Considerando o planejamento do tempo de um projeto faça uma analise da importância de fatores ambientais.
Fator ambiental gera uma lista de atividades

2.         Qual área de conhecimento mais demanda nos 5 grupos de processos? E o que isso pode querer dizer?
 Integração é área que garante a integração de todos os conhecimentos para facilitar uma tomada de decisão

3.         Qual área de conhecimento invoca todos os grupos de processos e o que isso quer dizer?

4.         No grupo “execução” qual a área de conhecimento mais frequente? E o que isso quer dizer?
Plano de gerenciamento do projeto

5.         O que é a entrada “opinião especializada”?
Trata-se de uma consulta a um especialista com larga experiência no produto ou no serviço a ser entregue pelo projeto

6.         Explique qual a relação entre entrada-ferramentas-saídas.
A entrada é o conjunto de requisitos necessário para iniciar o projeto às ferramentas irão produzir novas informações e a saída é o resultado

7.         Com o processo “desenvolver a equipe do projeto” (9.3). Explique a relação entrada-ferramentas-saídas.

Com uma equipe definida no projeto dentro de um planejamento de projeto definido com tempo determinado chegamos a um resultado

8.         Qual a função da área de conhecimento “integração”? Responda após analise dos processos de integração distribuídos dos 5 grupos de processos?
9.         Explique como funciona e para que serve o processo “definir o escopo”.

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