segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terceira aula - 2º Bimestre - 24/10/11

A aula de hoje dia 24/10, o professor abordou os seguintes temas abaixo:

-Regras (Normas Internas)
-Cultura Organizacional
-Infra Estrutura
-RH
-Condições de Mercado
-Tolerância a Riscos
-Registro Documentais
-Canais de Comunicação
-Sistema Politico

1.         Descreva:

A.         Os processos planejamento envolvidos na área de conhecimento tempo com suas entradas e saídas.

=> DEFINIR AS ATIVIDADES

Entradas
1. Linha de base do escopo
2. Fatores ambientais da empresa
3. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Decomposição
2. Planejamento em ondas sucessivas
3. Modelos
4. Opinião especializada

Saídas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Lista dos marcos

=> SEQUENCIAR AS ATIVIDADES

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Lista dos marcos
4. Declaração do escopo do projeto
5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Método do diagrama de precedência (MDP)
2. Determinação de dependência
3. Aplicação de antecipações e esperas
4. Modelos de diagrama de rede de cronograma

Saídas
1. Diagramas de rede do cronograma do projeto
2. Atualizações dos documentos do projeto


=> ESTIMAR OS RECURSOS DAS ATIVIDADES

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Calendários dos recursos
4. Fatores ambientais da empresa
5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Opinião especializada
2. Análise de alternativas
3. Dados publicados para auxílio a estimativas
4. Estimativa “bottom-up”
5. Software de gerenciamento de projetos

Saídas
1. Requisitos de recursos das atividades
2. Estrutura analítica dos recursos
3. Atualizações dos documentos do projeto


=> ESTIMAR AS DURAÇÕES DAS ATIVIDADES

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Requisitos de recursos das atividades
4. Calendários dos recursos
5. Declaração do escopo do projeto
6. Fatores ambientais da empresa
7. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Opinião especializada
2. Estimativa análoga
3. Estimativa paramétrica
4. Estimativas de três pontos
5. Análise de reservas

Saídas
1. Estimativas de duração das atividades
2. Atualizações dos documentos do projeto

=>DESENVOLVER O CRONOGRAMA

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Diagrama de rede do cronograma do projeto
4. Requisitos de recursos das atividades
5. Calendários dos recursos
6. Estimativas de duração das atividades
7. Declaração do escopo do projeto
8. Fatores ambientais da empresa
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Análise de rede do cronograma
2. Método do caminho crítico
3. Método da corrente crítica
4. Nivelamento de recursos
5. Análise de cenário E-se
6. Aplicação de antecipações e esperas
7. Compressão de cronograma
8. Ferramenta de elaboração de cronograma

Saídas
1. Cronograma do projeto
2. Linha de base do cronograma
3. Dados do cronograma
4. Atualizações dos documentos do projeto


=> DESENVOLVER O CRONOGRAMA

Entradas
1. Lista das atividades
2. Atributos das atividades
3. Diagrama de rede do cronograma do projeto
4. Requisitos de recursos das atividades
5. Calendários dos recursos
6. Estimativas de duração das atividades
7. Declaração do escopo do projeto
8. Fatores ambientais da empresa
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas
1. Análise de rede do cronograma
2. Método do caminho crítico
3. Método da corrente crítica
4. Nivelamento de recursos
5. Análise de cenário E-se
6. Aplicação de antecipações e esperas
7. Compressão de cronograma
8. Ferramenta de elaboração de cronograma

Saídas
1. Cronograma do projeto
2. Linha de base do cronograma
3. Dados do cronograma
4. Atualizações dos documentos do projeto

B.         Identifique em que processos (da letra A) aparece à entrada fatores ambientais.

-6.1, 6.2, 6.3, 6.4 E 6.5

Definir as atividades, Estimar os recursos das atividade, Desenvolver o cronograma, Sequenciar as atividade, Estimar as durações das atividade.

C.         Considerando o planejamento do tempo de um projeto faça uma analise da importância de fatores ambientais.
Fator ambiental gera uma lista de atividades

2.         Qual área de conhecimento mais demanda nos 5 grupos de processos? E o que isso pode querer dizer?
 Integração é área que garante a integração de todos os conhecimentos para facilitar uma tomada de decisão

3.         Qual área de conhecimento invoca todos os grupos de processos e o que isso quer dizer?

4.         No grupo “execução” qual a área de conhecimento mais frequente? E o que isso quer dizer?
Plano de gerenciamento do projeto

5.         O que é a entrada “opinião especializada”?
Trata-se de uma consulta a um especialista com larga experiência no produto ou no serviço a ser entregue pelo projeto

6.         Explique qual a relação entre entrada-ferramentas-saídas.
A entrada é o conjunto de requisitos necessário para iniciar o projeto às ferramentas irão produzir novas informações e a saída é o resultado

7.         Com o processo “desenvolver a equipe do projeto” (9.3). Explique a relação entrada-ferramentas-saídas.

Com uma equipe definida no projeto dentro de um planejamento de projeto definido com tempo determinado chegamos a um resultado

8.         Qual a função da área de conhecimento “integração”? Responda após analise dos processos de integração distribuídos dos 5 grupos de processos?
9.         Explique como funciona e para que serve o processo “definir o escopo”.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Segunda aula do 2º Bimestre - 17/10/2011

Não houve aula, apenas lista de chamada e exercício para ser postado no blog... Segue abaixo os exercícios.

1- Faça revisão conceitual de entradas, ferramentas e saídas para os processos do grupo de processos do PMBOK.
             Revisão realizada com sucesso.

2- Conceitue Project Governance (Governança de Projetos).
Projeto de governança é um elemento fundamental de qualquer projeto, pois enquanto a prestação de contas e responsabilidades associadas com os negócios de uma organização como atividades habituais são estabelecidas em seus arranjos de governança organizacional, raramente faz um quadro equivalente existe para governar o desenvolvimento dos seus investimentos de capital (projetos).
3- Conceitue auditoria de projetos.
Os relatórios de auditoria, nesses trabalhos, usualmente são requeridos na forma longa e em formatos específicos de cada instituição.
No caso das auditorias serem conduzidas pelos especialistas:

Questionários completos respondido pelo gerente e pelos membros da equipe do projeto que forem entrevistados.

·         Umas avaliações gerais de como suas práticas de gerenciamento do projeto estão sendo aplicadas.
·         Uma avaliação geral da saúde do projeto, incluindo as áreas que necessitam de melhoria.

Muitas organizações têm dificuldades para entregar os projetos. Uma das principais razões é que os gerentes e os patrocinadores têm dificuldades para entender a verdadeira situação atual (status) dos projetos.

4- Identifique os processos de auditorias de projetos.

Objetivo
         Preparar os participantes para a realização de auditorias em projetos, que assegurem ações eficazes para o cumprimento do escopo, custos e prazos contratados e os resultados das demais áreas de conhecimento avaliadas.

Público-alvo
            Gerentes de projetos, técnicos e profissionais ligados a projetos de qualquer natureza.

Programa
·         Conscientização para a Importância das Auditorias como Ferramenta de Gestão de Projetos;
·         Metodologia PMI / Os Processos de Gestão de Projetos: Iniciação, Planejamento, Execução - Controle e Encerramento;
·         A Norma ISO 10006 - Gestão da Qualidade: Diretrizes para Qualidade em Gestão de Projetos e o Requisito 7.3 da Norma NBR ISO 9001:2000;
·         O "Project Charter" como Referência;
·         A Auditoria como Atividade do WBS (EAP) - Incluindo as Auditorias no Plano de Projeto;
·         Documentação do Projeto;
·         Definição e Tipos de Auditoria;
·         Objetivos e Abrangências das Auditorias;
·         As Auditorias por Área de Conhecimento;
·         Gerenciamento da Auditoria - Etapas do Processo de Auditoria;
·         Elaboração e Uso de Check-List;
·         Princípios de Auditoria;
·         Características e Habilidades do Auditor;
·         Aspectos Comportamentais Observados nas Auditorias;
·         Relatórios de Auditoria de Projeto e sua Comunicação às Partes Envolvidas (Stackholders);
·         Simulação de uma Auditoria.
5- Que fatores tornam os projetos competitivos/deficiente.
·         Planejamento;
·         Ultrapassar a fronteira do possível e impossível;
·         Superar metas e desafios;
·         Cumprir normas e padrões;
·         Escopo de projeto bem definido

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Primeira aula do 2º Bimestre - 10/10/2011

Hoje se inicia o Segundo Bimestre. 
Na aula de hoje dia 10/10/2011, foi solicitado que fizéssemos os exercícios referentes abaixo.

1-            Quais as entradas mais comuns ?

Iniciação: Fatores Ambientais da Empresa, Ativos de Processos organizacionais
Planejamento: Termo de abertura do projeto, Ativos de processos organizacionais, Fatores ambientais da empresa,  Lista de atividades, Atributo das atividades, Declaração do Escopo, Ativos de processos organizacionais, Linha de base do Escopo, Cronograma do Projeto, Fatores Ambientais , Plano de gerenciamento dos riscos
ExecuçãoPlano de Gerenciamento do projeto, Fatores ambientais da empresa, Ativos de processos organizacionais,  
Monitoramento e Controle: Plano de Gerenciamento do Projeto  , Relatório de desempenho, Fatores Ambientais , Ativos de processos organizacionais, Informações sobre desempenho, Solicitações de mudanças aprovadas ,
Encerramento  Plano de Gerenciamento do Projeto


2-            Quais as saídas mais reqüentes ?

Execução:  Solicitação de mudanças, Atualização do plano de gerenciamento do projeto, atualização dos documentos  do projeto
Monitoramento e Controle: Solicitação de mudança, atualização do plano de gerenciamento do projeto, atualização dos documentos do projeto, medições de desempenho do trabalho,
Encerramento: Atualizações dos ativos de processos organizacionais

3-            Qual a obrigatoriedade de cada Entrada ou Saida? 
Depende de cada caso a aplicação dos processos

domingo, 2 de outubro de 2011

Revisão prova

Revisão da prova efetuado no dia 26/09 



1 - C
2 - D
3 - D
4 - B
5 - D
6 - D
7 - A
8 - A
9 - A
10 - B
11 - C
12 - C
13 - D
14 - D

15- O que é design de projeto?
Definição de tarefas para cada parte do projeto, após realização da divisão de tarefas a modelagem é assinada e aprovada por todos.
16- O que é ciclo de vida de um processo?
Organizam e descrevem como as atividades serão concluídas para que as metas e os objetivos do projeto sejam alcançados.
17- O que é ciclo de vida do projeto?
Descrevem como será concluído um trabalho associado ao produto do projeto.
18- Qual a função de um cronograma?
Artefato de controle importante para levantamento dos custos de um projeto onde partir deste artefato, pode ser feita uma análise de viabilidade antes da aprovação final para a realização do projeto
19- Qual a função de um wbs?
O work breakdown structure ou estrutura analítica do projeto tem a função de definir o escopo total do projeto, subdividindo o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis.
20- Construa uma wbs da obra de uma casa.
Fundação (Alicerce, base, vigas e estacas)
Levantar as paredes (Tubulação, cimento, reboco e concreto)
Laje (concreto, impermeabilizante)
21- O que é mapa mental?
É um diagrama, sistematizado voltado para a gestão de informações, de conhecimento para a compreensão e solução de problemas utilizado como ferramenta de brainstorming (tempestade de idéias) e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
22- O que é modelo conceitual?
Ferramenta administrativa, para organizar e representar o conhecimento, de forma geral com fins de ser utilizado em trabalho de equipe e/ou em colegiado.
23- O design de projetos está dividido em quantos processos?
Está dividido em 23 processos e 6 macro processos.